Ementa:
DENÚNCIA. MUNICÍPIO. CONTRATAÇÃO POR DISPENSA DE LICITAÇÃO. PRELIMINAR. ILEGITIMIDADE PASSIVA. AFASTADA. MÉRITO. AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DA SITUAÇÃO EMERGENCIAL. IRREGULARIDADE. APLICAÇÃO DE MULTA.
1. A chancela do responsável na homologação e adjudicação da dispensa, bem como ser o ordenador da referida despesa lhe conferiu responsabilidade na condução do certame.
2. A ausência de caracterização de situação emergencial que justifique a contratação direta, nos termos do art. 24, IV, da Lei Federal n. 8.666/93, configura irregularidade grave e enseja a aplicação de multa ao responsável.
Informações adicionais
Decisão: ACORDAM os Exmos. Srs. Conselheiros da Primeira Câmara, por unanimidade, diante das razões expendidas no voto do Relator, em:
I) afastar, preliminarmente, a ilegitimidade passiva suscitada, uma vez que consta dos autos a participação do Sr. Magdo Hélder Marques na condução da dispensa;
II) julgar procedente a denúncia, no mérito {...} arquivamento dos autos, conforme o disposto no art. 176, I, do Regimento Interno.
Indexação: DENÚNCIA, LICITAÇÃO, PREFEITURA MUNICIPAL, RIBEIRÃO DAS NEVES, OBJETO, CONTRATAÇÃO, EMPRESA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, EXAME DE LABORATÓRIO, ANÁLISE CLÍNICA. PRELIMINAR, AFASTAMENTO, ILEGITIMIDADE PASSIVA, SECRETÁRIO MUNICIPAL, SAÚDE, MOTIVO, COMPROVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, CONDUÇÃO, DISPENSA. MÉRITO. PROCEDÊNCIA. IRREGULARIDADE. CONTRATAÇÃO, DISPENSA DE LICITAÇÃO, AUSÊNCIA, CONFIGURAÇÃO, SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. MULTA. ARQUIVAMENTO.
Referência Legislativa: CF/1988, art. 71, VIII
CE/1989, art. 76, XIII
LF 8666/1993, art. 24, art. 26, § I
Jurisprudência do TCEMG: SU 89
Jurisprudência de outros tribunais: TCU - Ad 1490/2003, relator Min. Lincoln Magalhães da Rocha
TCU - Ad 51/2018
TCU - Ad 1568/2015, relatora Min. Ana Araes
Doutrina: NIEBUHR, Joel de Menezes. Dispensa e inexigibilidade de licitação pública. Belo Horizonte, 2011
DOTTI, Marinês Restelatto. Contratação emergencial e desídia administrativa. Revista do TCU, Brasília, n. 108, jan/abr 2007.