Ementa:
REPRESENTAÇÃO. REFERENDO. PROCESSO LICITATÓRIO. IRREGULARIDADE. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA. UTILIZAÇÃO DA UNIDADE DE MEDIDA DE MANEIRA INDISCRIMINADA. PROBABILIDADE DO DIREITO ALEGADO E O PERIGO DA DEMORA. COMPROMETIMENTO DA GARANTIA DOS PRINCÍPIOS DE OBSERVÂNCIA OBRIGATÓRIA EM LICITAÇÕES REALIZADAS POR EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. SUSPENSÃO DO CERTAME. DECISÃO MONOCRÁTICA REFERENDADA.
A utilização da unidade de medida Verba (VB) de maneira indiscriminada mostra-se desarrazoada e violadora dos dispositivos de lei, de súmula e do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da própria concessionária responsável pela distribuição e geração de energia elétrica para o município, o que demonstra a probabilidade do direito.
Informações adicionais
Decisão: ACORDAM os Exmos. Srs. Conselheiros da Segunda Câmara, por unanimidade, na conformidade das Notas Taquigráficas e diante das razões expendidas no voto do Relator, em referendar a decisão monocrática que: I) determinou, por meio eletrônico, nos termos do inciso VI do §1º do art. 166 do Regimento Interno, a intimação do Diretor Superintendente da DME Distribuição S.A., Senhor Alexandre Afonso Postal, para que suspendesse os procedimentos {...}transcorrido o prazo in albis, os autos devem retornar conclusos ao Relator.
Indexação: REPRESENTAÇÃO, APURAÇÃO, REGULARIDADE, LICITAÇÃO, CONCESSIONÁRIA, DISTRIBUIÇÃO, ENERGIA ELÉTRICA, MUNICÍPIO, POÇOS DE CALDAS, OBJETO, CONTRATAÇÃO, EMPRESA, EXECUÇÃO, OBRA. REFERENDO. IRREGULARIDADE. ERRO, UTILIZAÇÃO, UNIDADE, MEDIDA. PRESENÇA, FUMUS BONI IURIS, PERICULUM IN MORA. MEDIDA CAUTELAR, SUSPENSÃO, LICITAÇÃO. RATIFICAÇÃO, DECISÃO MONOCRÁTICA.
Referência Legislativa: LF nº 13.303/2016, art. 31, art. 34, art. 43
Jurisprudência de outros tribunais: Súmula TCU nº 258/2010