Ementa:
CONSULTA. LIVROS DIÁRIO E RAZÃO. DIGITALIZAÇÃO. RESPONSABILIDADE PELA ASSINATURA DIGITAL. NECESSIDADE DE AUTENTICAÇÃO NO REGISTRO PÚBLICO.
1. É POSSÍVEL A DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS CONTÁBEIS ¿ DENTRE OS QUAIS OS LIVROS RAZÃO, DIÁRIO E AUXILIARES ¿, DESDE QUE SEJAM SATISFEITOS OS REQUISITOS PREVISTOS NO ITEM 28 DA ITG 2000 (R1), QUAIS SEJAM, ASSINATURA PELO RESPONSÁVEL DA ENTIDADE E PELO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE, BEM COMO SUBMISSÃO AO REGISTRO PÚBLICO;
2. CONFORME O PARECER EXARADO NA CONSULTA N. 730773, A DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL, CONSTANTE NO SUPORTE PAPEL, DEVE SER MANTIDA PELA ADMINISTRAÇÃO DE ACORDO COM A TABELA DE TEMPORALIDADE POR ELA DEFINIDA.
3. A RESPONSABILIDADE PELA ASSINATURA DIGITAL DOS LIVROS DIÁRIO, RAZÃO E AUXILIARES, EMITIDOS EM PAPEL E POSTERIORMENTE DIGITALIZADOS, RECAI TANTO SOBRE O PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE, COMO SOBRE O REPRESENTANTE LEGAL DO ÓRGÃO OU DA ENTIDADE ADMINISTRATIVA.
4. É NECESSÁRIO O REGISTRO PÚBLICO DOS LIVROS CONTÁBEIS ORIGINAIS, EMITIDOS EM PAPEL, QUE DÃO SUPORTE AOS ARQUIVOS DIGITALIZADOS.
Informações adicionais
Observação: PROCURADOR-GERAL DANIEL DE CARVALHO GUIMARÃES
Indexação: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, POSSIBILIDADE, DIGITALIZAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, ÁREA, CONTABILIDADE, OBRIGATORIEDADE, ASSINATURA, RESPONSÁVEL, ENTIDADE, PROFISSIONAL, CONTABILIDADE, SUJEIÇÃO, REGISTRO, CARTÓRIO, MANUTENÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, PAPEL, OBSERVAÇÃO, PRAZO, FIXAÇÃO, TABELA DE TEMPORALIDADE.
Referência Legislativa: LF 12.682/12, ART. 6º; ITG CFC 2000 (RI), 12, 19, 26, 28
Jurisprudência do TCEMG: CONSULTA Nº 730.773