Ementa:
RECURSO ORDINÁRIO - PREFEITURA MUNICIPAL - AQUISIÇÃO DE PNEUS - AUSÊNCIA DE ORÇAMENTO ESTIMADO EM PLANILHA - PREVISÃO DE QUE O PRODUTO SEJA DE PRIMEIRA LINHA - EXIGÊNCIA DE APRESENTAÇÃO, NO MOMENTO DA ENTREGA DA PROPOSTA POR TODOS OS LICITANTES, DE GARANTIA DO FABRICANTE - PROPORCIONALIDADE DA MULTA APLICADA - RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO - REDUÇÃO DAS MULTAS INDIVIDUAIS - ARQUIVAMENTO.
1) NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS DA MODALIDADE PREGÃO, O ORÇAMENTO ESTIMADO EM PLANILHA PODE CONSTAR, APENAS, DA FASE INTERNA, NÃO NECESSITANDO ESTAR PUBLICADO COMO ANEXO DO EDITAL, NOS TERMOS DO ART. 3º, III, DA LEI N. 10520/02. 2 ) A INCLUSÃO DA EXPRESSÃO 1ª LINHA NÃO COMPROMETEU A LISURA DO CERTAME, PORTANTO, A DECISÃO RECORRIDA MERECE SER REFORMADA PARA AFASTAR AS MULTAS APLICADAS AOS RECORRENTES. 3) VERIFICA-SE QUE A EXIGÊNCIA PREVISTA NO EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL N. 12/2011, DE QUE TODAS OS PNEUS ¿DEVERÃO POSSUIR GARANTIA, QUANTO A DEFEITOS DE FABRICAÇÃO, DE NO MÍNIMO 5 (CINCO) ANOS¿, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO DA PROPOSTA, É ABUSIVA, POIS AS GARANTIAS QUE VISEM RESGUARDAR A BOA EXECUÇÃO DO OBJETO CONTRATADO DEVEM SER EXIGIDAS APENAS DA EMPRESA VENCEDORA DO CERTAME. 4) A MULTA APLICADA ESTÁ EM CONFORMIDADE COM OS PARÂMETROS LEGAIS ESTIPULADOS NO ART. 85 DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 102/08, BEM COMO COM A NATUREZA DAS IRREGULARIDADES INDICADAS NOS AUTOS. 5) RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO, COM REDUÇÃO DA MULTA APLICADA.
Informações adicionais
Decisão: PROVIMENTO PARCIAL AO RECURSO PARA REFORMAR A DECISÃO PROFERIDA NA SESSÃO DA PRIMEIRA CÂMARA DESTE TRIBUNAL DO DIA 19.02.2013. APROVADO O VOTO DO RELATOR, VENCIDO, EM PARTE, O CONSELHEIRO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO.
Indexação: RECURSO ORDINÁRIO, PREFEITURA MUNICIPAL, AQUISIÇÃO, PNEU.
AUSÊNCIA, ORÇAMENTO, PLANILHA.
EXIGÊNCIA, FABRICAÇÃO, PRODUTO, PRIMEIRA LINHA.
APRESENTAÇÃO, ENTREGA, PROPOSTA, LICITANTE, GARANTIA, FABRICANTE.
PROPORCIONALIDADE, MULTA.
PROVIMENTO PARCIAL.
REDUÇÃO, MULTA.
Jurisprudência do TCEMG: DENÚNCIA N. 880133
DENÚNCIA N. 863003/2013