Ementa:
DENÚNCIA. PREGÃO. UTILIZAÇÃO ERRÔNEA DO TIPO MENOR PREÇO GLOBAL NA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS. AUSÊNCIA DE AUTORIZAÇÃO PARA ABERTURA DO CERTAME. AUSÊNCIA DO TERMO DE REFERÊNCIA. IRREGULARIDADES NO PREGÃO. DENÚNCIA JULGADA PROCEDENTE. MULTAS. RECOMENDAÇÃO. INCOMPETÊNCIA DESTA CORTE PARA APRECIAÇÃO DA OCORRÊNCIA, OU NÃO, DE FALSIDADE IDEOLÓGICA. INEXISTÊNCIA DE FRAUDE NA LICITAÇÃO. NÃO AFETAÇÃO DA MATÉRIA AO TRIBUNAL PLENO.
1. A UTILIZAÇÃO DO TIPO MENOR PREÇO GLOBAL NÃO É O MAIS ADEQUADO PARA A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS DIVERSOS, COM OU SEM PREVISÃO DE MOTORISTA, DIANTE DA DIVERSIDADE DO OBJETO.
2. A AUSÊNCIA DA AUTORIZAÇÃO PARA ABERTURA DO CERTAME OFENDE A PREVISÃO CONTIDA NO ART. 38 DA LEI DE LICITAÇÕES.
3. É IRREGULAR A AUSÊNCIA DO TERMO DE REFERÊNCIA, OBJETIVANDO A INDICAÇÃO PRECISA, SUFICIENTE E CLARA DO OBJETO, ALÉM DE PROPICIAR A AVALIAÇÃO DO CUSTO PELA ADMINISTRAÇÃO.
4. AS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELA EQUIPE DE APOIO SÃO ACESSÓRIAS, DESTINADAS A AUXILIAR O PREGOEIRO NA CONDUÇÃO DO CERTAME E A GARANTIR A AGILIDADE DO PROCEDIMENTO, CABENDO TÃO SOMENTE AO PREGOEIRO O PODER DE DECISÃO E, PORTANTO, A RESPONSABILIDADE POR EVENTUAIS ATOS IRREGULARES PRATICADOS.
5. DE ACORDO COM O DISPOSTO NO ART. 71 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E NA LEI COMPLEMENTAR N. 102, DE 2008, O TRIBUNAL DE CONTAS NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA APRECIAR A OCORRÊNCIA, OU NÃO, DE FALSIDADE IDEOLÓGICA, POR CONSTITUIR CRIME TIPIFICADO NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, CUJO JULGAMENTO, PORTANTO, É DO PODER JUDICIÁRIO, MEDIANTE AÇÃO PÚBLICA INCONDICIONADA. AS DISPOSIÇÕES CONTIDAS NO ART. 83 DA LEI COMPLEMENTAR N. 102, DE 2008, BASTAM PARA ESCLARECER ESSA QUESTÃO, UMA VEZ QUE PREVEEM AS SANÇÕES QUE PODEM SER APLICADAS PELO TRIBUNAL QUANDO FICAR CONSTATADA IRREGULARIDADE OU DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO POR ELE DETERMINADA EM PROCESSO DE SUA COMPETÊNCIA, E NÃO PELA PRÁTICA DE CRIME.
6. A PRÓPRIA SISTEMÁTICA LEGAL DE PROCESSAMENTO DO CERTAME NA MODALIDADE PREGÃO CONSTITUI FATO SUFICIENTE PARA DESCARACTERIZAR QUALQUER INDÍCIO DE QUE POSSÍVEL DECLARAÇÃO INVERÍDICA FEITA PELO LICITANTE NA ABERTURA DA FASE EXTERNA CONFIGURA ¿FRAUDE COMPROVADA NA LICITAÇÃO¿, CAPAZ DE ENSEJAR A COMINAÇÃO DA GRAVE SANÇÃO DE INIDONEIDADE PARA LICITAR E CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO ESTADUAL E MUNICIPAL, POR ATÉ CINCO ANOS, NOS TERMOS DO ART. 93 DA LEI COMPLEMENTAR N. 102, DE 2008. ISSO PORQUE TAL DECLARAÇÃO NÃO CONSTITUI PROVA POR SI MESMA PELO SIMPLES FATO DE QUE, NA FASE SEGUINTE À DOS LANCES, É FEITA, PELO PREGOEIRO, A VERIFICAÇÃO DO PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA HABILITAÇÃO, MEDIANTE A CONFERÊNCIA DOS DOCUMENTOS QUE LHE FORAM APRESENTADOS PELO LICITANTE.
Informações adicionais
Decisão: ACORDAM os Exmos. Srs. Conselheiros da Segunda Câmara, por maioria de votos, na conformidade da Ata de Julgamento e das Notas Taquigráficas, diante das razões expendidas pelo Conselheiro Gilberto Diniz, em julgar procedente a denúncia e irregular o Pregão Presencial n. 107/2011, Processo Licitatório n. 235/2011, em decorrência de infringência à Lei Federal 8.666/93, e em determinar a aplicação de multa pessoal, com fulcro no art. 85, inciso II, da Lei Complementar Estadual n. 102/08, como a seguir especificado: a) R$8.000,00 (oito mil reais) ao Sr. Walace Ventura Andrade, Prefeito Municipal à época, sendo R$ 3.000,00 (três mil reais) pela utilização equivocada da licitação tipo menor preço global e R$5.000,00 (cinco mil reais) pela ausência de autorização de abertura da licitação; b) R$5.000,00 (cinco mil reais) ao Sr. Petrônio Afonso da Silva, Secretário de Administração e Recurso Humanos à época pela ausência do Termo de Referência; c) R$4.000,00 (quatro mil reais) à Sra. Andréia Ferreira Mendes, Pregoeira à época, sendo R$3.000,00 (três mil reais) pela utilização equivocada da licitação tipo menor preço global; R$500,00 (quinhentos reais) pela classificação indevida das três propostas menores; e R$500,00 (quinhentos reais) pelo fato de o licitante declarado vencedor ter apresentado veículos e documentação incompatíveis para o cumprimento do Anexo I do Edital [...]
Indexação: DENÚNCIA, EDITAL DE LICITAÇÃO, PREFEITURA MUNICIPAL, RIBEIRÃO DAS NEVES, LOCAÇÃO, VEÍCULOS, SECRETARIA MUNICIPAL. INADEQUAÇÃO, MODALIDADE, LICITAÇÃO DO TIPO MENOR PREÇO. AUSÊNCIA, AUTORIZAÇÃO, ABERTURA, LICITAÇÃO. AUSÊNCIA, TERMO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO, LICITANTE VENCEDOR, VEÍCULOS, INCOMPATIBILIDADE, DOCUMENTAÇÃO. IRREGULARIDADE, CLASSIFICAÇÃO, PROPOSTA, OPÇÃO, MARCA. AUSÊNCIA, PUBLICAÇÃO, CONTRATO, IMPRENSA OFICIAL. INCOMPETÊNCIA, TCEMG, APRECIAÇÃO, OCORRÊNCIA, FALSIDADE IDEOLÓGICA. AUSÊNCIA, FRAUDE, LICITAÇÃO. DESNECESSIDADE, AFETAÇÃO, MATÉRIA, TRIBUNAL PLENO. PROCEDÊNCIA. MULTA. RECOMENDAÇÃO.
Referência Legislativa: LF N. 8666/1993, ART. 6º, IX, 23, §1º, 38, 40, 41, 43, 87, III, IV; LF N. 10520/2002, ART. 3°, III, IV, 4º, XII, XVI, 7º; DF N. 3555/2000, ART. 4º, 8º, I, II, III, IV, V, 9º, 21, II, X, 38, XII; DF N. 44786/2008, ART. 7º, §10, I.
Jurisprudência de outros tribunais: TCU - Súmula n. 247
TCU - AD N. 10041-39/15-2, da Relatoria do Ministro Marcos Bemquerer
STF - Pleno, Pet 3606 AgR, Rel. Min. Sepúlveda Pertence, j. 21.09.2006
STF - RMS 27275/AM RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA 2008/0152166-8 - 02/12/2008
STF - REsp 678240/RS RECURSO ESPECIAL 2004/0108682-0 - 21/10/2008
STF - HC 52722/SP HABEAS CORPUS 2006/0007632-0 - 25/03/2008
TCU - AD. n. 903/2012-Plenário
TCU - AD N. 008.552/2010-0, da relatoria do Ministro José Múcio Monteiro, em 18/4/2012
TCU - AD N. 903/2012-Plenário, TC 008.552/2010-0, rel. Min. José Múcio Monteiro, 18.4.2012.
Doutrina: FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Sistema de Registro de preços e pregão. Belo Horizonte: Fórum, 2003, p. 522.
|