Ementa:
REPRESENTAÇÃO. VÍCIO DE INICIATIVA DA LEI MUNICIPAL. PROCESSO LEGISLATIVO NÃO DEFLAGRADO PELO PODER CONSTITUCIONALMENTE COMPETENTE. INCONSTITUCIONALIDADE INCIDENTAL DECLARADA.
1. NOS TERMOS DO ART. 29, V, E 37, X, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988, COMPETE AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL A INICIATIVA DO PROJETO DE LEI QUE TENHA POR OBJETIVO REAJUSTAR, AUMENTAR OS SUBSÍDIOS DO PREFEITO, VICE-PREFEITO E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS;
2. EM FACE DO DISPOSTO NO ART. 97 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI QUE CONTÉM VÍCIO DE INICIATIVA DEVE SER DECLARADA INCIDENTALMENTE PELO TRIBUNAL PLENO.
Informações adicionais
Decisão: ACORDAM os Exmos. Srs. Conselheiros do Tribunal Pleno, por unanimidade, na conformidade da Ata de Julgamento e diante das razões expendidas no voto do Relator, em: I) declarar incidentalmente a inconstitucionalidade da Lei Municipal n. 1.068/2009, que aumentou indevidamente os subsídios dos Secretários Municipais de Córrego do Bom Jesus em 2009, por conter vício de iniciativa, uma vez que o processo legislativo não foi deflagrado pelo Poder constitucionalmente competente, contrariando os artigos 29, V, e 37, X, da Constituição da República de 1988; II) determinar o retorno dos autos conclusos a fim de que sejam submetidos à apreciação da Primeira Câmara para deliberação quanto ao mérito.
Indexação: REPRESENTAÇÃO, INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE, PRESIDENTE, CÂMARA MUNICIPAL, CÓRREGO DO BOM JESUS, IRREGULARIDADE, PREFEITO, ALTERAÇÃO, LEI MUNICIPAL, FIXAÇÃO, REMUNERAÇÃO, SECRETÁRIO MUNICIPAL. VIOLAÇÃO, PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE. VÍCIO FORMAL, COMPETÊNCIA, INICIATIVA, LEGISLATIVO. DECLARAÇÃO INCIDENTAL DE INCONSTITUCIONALIDADE. DETERMINAÇÃO, REMESSA, AUTOS, APRECIAÇÃO, PRIMEIRA CÂMARA, DELIBERAÇÃO, MÉRITO.
Referência Legislativa: CR/1988, ART. 29, V, 37, X, 97; LM N. 1068/2009
Jurisprudência do TCEMG: Súmula n. 120
Consulta n. 804546/2010
Jurisprudência de outros tribunais: STF - Súmula 347
Doutrina: DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 23 ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 540.
SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 34 ed. São Paula: Malheiros, 2010. p. 525.