TCJURIS - DECISÃO
Número: 796081 Andamento processual
Natureza: INSPEÇÃO ORDINÁRIA
Relator: CONS. DURVAL ANGELO
Nome
AFONSO ARAUJO DRUMOND
CLAUDINEI NATAL DA SILVA
DEMEZIO GOMES MOTTA
EDISA GUIMARAES
EDMA APARECIDA OLIVEIRA
ÉRICA APARECIDA ANDRADE CHAVES
EVALDO ERMELINDO DA SILVA
IRMA MARIA MARQUES
JOÃO BOSCO MENDES
JOSE HENRIQUES FERREIRA
LEONARDO CORREA DRUMOND
MARIA APARECIDA NEVES CREPALDE
OTAIR FERNANDES SIMÕES
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIONISIO
SANDRA DUQUE DE SOUZA SANTIAGO
SERGIO BASSI GOMES - CRC/MG 20704
WEBER AMERICANO
Data da sessão Colegiado Decisão Acórdão Data da publicação
18/11/2014 PRIMEIRA CÂMARA APLICAÇÃO DE MULTA AO(S) RESPONSÁVEL(EIS) 30/04/2015
Ementa:

INSPEÇÃO ORDINÁRIA ¿ PREFEITURA ¿ EXAME DA LEGALIDADE DOS ATOS ADMINISTRATIVOS PRATICADOS E DO CUMPRIMENTO DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS, EM ESPECIAL A LEI N. 8.666/93 ¿ PREJUDICIAL DE MÉRITO ¿ NÃO RECONHECIDA A PRESCRIÇÃO SUSCITADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO JUNTO AO TRIBUNAL DE CONTAS ¿ MÉRITO ¿ IMPROPRIEDADES RELATIVAS AO SETOR CONTÁBIL E AO CONTROLE INTERNO ¿ PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS REALIZADOS EM DESACORDO COM A LEI N. 8.666/93 ¿ CONTRATAÇÕES REALIZADAS SEM PROCEDIMENTO LICITATÓRIO ¿ PROCEDIMENTO DE DISPENSA LICITATÓRIA REALIZADO IRREGULARMENTE, EM DESACORDO COM A LEI N. 8.666/93 ¿ APLICAÇÃO DE MULTA AOS EX-PREFEITOS E ORDENADORES DE DESPESAS, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE E PRESIDENTES DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO ¿ COMUNICAÇÃO DA DECISÃO FINAL AO ATUAL GESTOR ¿ MONITORAMENTO PELO TRIBUNAL ¿ DISPOSIÇÕES REGIMENTAIS. 1) Em prejudicial de mérito, não se reconhece a prescrição suscitada pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas. 2) Julgam-se irregulares os procedimentos analisados, com aplicação de multa aos responsáveis, nos termos do art. 95, II, da Lei Complementar n. 33, de 1994, vigente à época, dispositivo esse repetido no art. 85, II, da Lei Complementar n. 102/08. 2) Determina-se seja a decisão final comunicada ao atual gestor para que observe os apontamentos do Órgão Técnico desta Casa e promova a adoção de medidas necessárias à correção das impropriedades ou faltas identificadas, caso ainda permaneçam, de modo a prevenir sua reincidência, as quais serão objeto de monitoramento pelo Tribunal, nos termos do art. 291, inciso II, do RITCEMG. 3) Transitada em julgado a decisão, determina-se o cumprimento das disposições contidas no art. 364 do RITCEMG, sem prejuízo da remessa dos autos ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, para as medidas legais cabíveis. 4) Determina-se a intimação das partes da decisão por via postal.


Inteiro teor


29/10/2019 PRIMEIRA CÂMARA DECISÃO ALTERADA DE OFÍCIO 13/11/2019
Ementa:

INSPEÇÃO ORDINÁRIA. PREFEITURA MUNICIPAL. IRREGULARIDADES. APLICAÇÃO DE MULTA. FALECIMENTO DO GESTOR. EXECUÇÃO PREJUDICADA. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE. CARÁTER PERSONALÍSSIMO. CANCELAMENTO DA MULTA. Constatado o falecimento do gestor, considera-se extinta a punibilidade do responsável, ficando prejudicada a execução da multa imputada, em razão do caráter personalíssimo da penalidade aplicada.


Inteiro teor


Informações adicionais

Decisão:

ACORDAM os Exmos. Srs. Conselheiros da Primeira Câmara, por unanimidade, na conformidade da Ata de Julgamento e diante das razões expendidas no voto do Relator, em: I) determinar o cancelamento da multa {...} arquivamento dos autos, promovidas as medidas legais cabíveis à espécie.


Indexação:

INSPEÇÃO ORDINÁRIA, PREFEITURA MUNICIPAL, DIONÍSIO, OBJETIVO, COMPROVAÇÃO, LEGALIDADE, ATO ADMINISTRATIVO. IRREGULARIDADE, APLICAÇÃO, MULTA, EX-SECRETÁRIO, SAÚDE, MOTIVO, CONTRATAÇÃO, AUSÊNCIA, LICITAÇÃO. MORTE, GESTOR. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE. CANCELAMENTO, MULTA. INEXISTÊNCIA, TRANSMISSÃO, SUCESSOR, SÚMULA, TCEMG. ARQUIVAMENTO.


Jurisprudência do TCEMG:

SU 121 Contrato 133.611/1995 Recurso Ordinário 958126/2015 Processo Administrativo 690.958/2002 Assunto Administrativo 688829/2004