Ementa:
PRESTAÇÃO DE CONTAS. EXECUTIVO MUNICIPAL. EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. ÍNDICES E LIMITES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS. FALTA DE APLICAÇÃO DOS PERCENTUAIS MÍNIMOS. EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO PELA REJEIÇÃO DAS CONTAS. RECOMENDAÇÕES. DETERMINAÇÕES.
1. Mostra-se elevado o percentual de 50% para suplementação de dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual por descaracterizar o orçamento público, que é instrumento de planejamento, organização e controle das ações governamentais.
2. A falta de aplicação anual pelo Município de, no mínimo, 25% da receita base de cálculo na manutenção e desenvolvimento do ensino, e 15% nas ações e serviços públicos de saúde, enseja a emissão de parecer prévio pela rejeição das contas de governo.
Informações adicionais
Observação: RECOMENDAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, APRIMORAMENTO, PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO, ORÇAMENTO PÚBLICO, ATENDIMENTO, DEMANDA, SOCIEDADE.
Decisão: EMISSÃO DE PARECER PRÉVIO PELA REJEIÇÃO DAS CONTAS.
Indexação: PRESTAÇÃO DE CONTAS, PREFEITO, MUNICÍPIO, ÁGUAS VERMELHAS. MÉRITO, IRREGULARIDADE, APLICAÇÃO, VALOR, A MENOR, MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO. IRREGULARIDADE, APLICAÇÃO, VALOR, A MENOR, SERVIÇO DE SAÚDE. EMISSÃO, PARECER PRÉVIO, REJEIÇÃO, CONTAS.
Referência Legislativa: CF/1988, ART. 198, §2º, III, 212
Jurisprudência do TCEMG: PRESTAÇÃO DE CONTAS MUNICIPAL N. 710.713/2019