TCJURIS - DECISÃO
Número: 1084359 Andamento processual
Natureza: DENÚNCIA
Relator: CONS. SUBST. LICURGO MOURÃO
Nome
ALINE ROSA
BRUNA GARCIA PEREIRA
GLAUCIENE APARECIDA ESTANISLAU DIAS DE PAIVA
ITS SISTEMAS LTDA. - ME
KARINA GAMA DOS SANTOS SALES
KARINE BARBOSA MOREIRA ALVES
MARCIA CATARINA VARGAS
MARIA APARECIDA MAGALHAES BIFANO
MARISTANE GARCIA ALBUQUERQUE
Prefeitura Municipal de Manhuaçu
SIDIM SISTEMAS LTDA ME
Data da sessão Colegiado Decisão Acórdão Data da publicação
11/02/2020 SEGUNDA CÂMARA RATIFICAÇÃO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO 06/03/2020
Ementa:

DENÚNCIA. REFERENDO. PREGÃO PRESENCIAL. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS DE GESTÃO PÚBLICA. DESCLASSIFICAÇÃO DE LICITANTE QUE OFERTAVA SOFTWARE DE PROPRIEDADE DE OUTRA EMPRESA. CLÁUSULA QUE NÃO CONSTAVA NO EDITAL. INDISPENSABILIDADE DA EXIGÊNCIA NÃO DEMONSTRADA. RESTRIÇÃO À COMPETITIVIDADE. REQUISITOS DA FUMAÇA DO BOM DIREITO E DO PERIGO DA DEMORA PRESENTES. SUSPENSÃO LIMINAR DO CERTAME. DECISÃO MONOCRÁTICA REFERENDADA. A exigência do registro do software no INPI, como única forma prevista no edital para os direitos autorais serem resguardados, restringe indevidamente a competitividade do certame, por excluir as empresas que, embora não sejam titulares da propriedade intelectual e autoral, possuem o direito de exploração econômica do software.


Inteiro teor


Informações adicionais

Decisão:

ACORDAM os Exmos. Srs. Conselheiros da Primeira Câmara, por unanimidade, na conformidade das Notas Taquigráficas, em referendar a decisão monocrática proferida pelo Relator, que: determinou, com fundamento no art. 60, caput e parágrafo único, da Lei Complementar Estadual 102/2008, a suspensão liminar do Pregão Presencial 65/2019, promovido pela Prefeitura Municipal de Manhuaçu, em relação ao lote 4, por ter verificado que estavam presentes a "fumaça do bom direito" e o "perigo da demora";[...]


Indexação:

REFERENDO, DECISÃO MONOCRÁTICA, DENÚNCIA, EDITAL DE LICITAÇÃO, PREGÃO PRESENCIAL, PREFEITURA MUNICIPAL, MANHUAÇU, CONTRATAÇÃO, EMPRESA, FORNECIMENTO, SISTEMA, GESTÃO PÚBLICA. ILEGALIDADE, DESCLASSIFICAÇÃO, EMPRESA, MOTIVO, AUSÊNCIA, EDITAL, EXIGÊNCIA, LICITANTE, COMPROVAÇÃO, PROPRIEDADE, SOFTWARE. AUSÊNCIA, JUSTIFICATIVA, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. INOBSERVÂNCIA, PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO AO INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO. PRESENÇA, FUMUS BONI IURIS, PERICULUM IN MORA. DETERMINAÇÃO, SUSPENSÃO, PREGÃO PRESENCIAL.


Jurisprudência do TCEMG:

DENÚNCIA N. 931034/2016


Jurisprudência de outros tribunais:

DENÚNCIA N. 931034/2016


23/06/2022 SEGUNDA CÂMARA EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO 01/08/2022
Ementa:

DENÚNCIA. LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL. PERDA DE OBJETO. DECISÃO TERMINATIVA. AUSÊNCIA DE PRESSUPOSTO DE CONSTITUIÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO VÁLIDO E REGULAR DO PROCESSO. ARQUIVAMENTO. O ato de revogação do certame licitatório por autoridade competente, devidamente publicado e fundado na autotutela administrativa, pode acarretar a perda de objeto da denúncia que apontou irregularidade na licitação e ensejar, nessa perspectiva, decisão terminativa por ausência de pressuposto de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.


Inteiro teor