Ementa:
TERMO DE AJUSTAMENTO DE GESTÃO (TAG). RESOLUÇÃO N. 14/2014 DESTE TRIBUNAL. CELEBRAÇÃO ENTRE ENTE MUNICIPAL E O TRIBUNAL DE CONTAS. ADEQUAÇÃO GRADUAL E CONSENSUAL DA ESTRUTURA TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO. MAXIMIZAÇÃO DA ARRECADAÇÃO E DA RECEITA TRIBUTÁRIA MUNICIPAL. METAS TRAÇADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS. ACEITAÇÃO POR PARTE DO JURISDICIONADO. ASSINATURA DO TAG. ART. 5º, § 7º, DA RESOLUÇÃO N. 14/2014. SUBMISSÃO DA AVENÇA À APROVAÇÃO DA CÂMARA. APROVAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO TAG.
1. O Termo de Ajustamento de Gestão, previsto pela Resolução n. 14/2014 do TCE/MG, é instrumento de solução consensual de irregularidades no âmbito da Administração Pública, a ser celebrado entre os jurisdicionados e o Tribunal de Contas, que destaca o papel pedagógico desta Corte e a busca por galgar o interesse público.
2. A maximização da arrecadação tributária dos entes municipais por meio da otimização do recolhimento dos tributos de competência do respectivo município acarreta o incremento da receita municipal e, consequentemente, permite ao ente ampliar investimentos sociais de importante relevo para o desenvolvimento e bem-estar dos munícipes.
Informações adicionais
Decisão: ACORDAM os Exmos. Srs. Conselheiros do Tribunal Pleno, por unanimidade, na conformidade da Ata de Julgamento e das Notas Taquigráficas, e diante das razões expendidas no voto do Relator, em:
I) homologar, por força do art. 5º, § 9º, da Resolução n. 14/2014 deste Tribunal, o Termo de Ajustamento de Gestão {...} ciência à Prefeitura, bem como à Câmara Municipal do resultado desta deliberação.
Indexação: TERMO DE AJUSTAMENTO DE GESTÃO, TCEMG, PREFEITURA MUNICIPAL, LUZ, RESOLUÇÃO, ADEQUAÇÃO, SISTEMA TRIBUTÁRIO, EFEITO, AUMENTO, ARRECADAÇÃO, MELHORAMENTO, RECEITA MUNICIPAL. HOMOLOGAÇÃO. DETERMINAÇÃO, AVISO, PREFEITURA, CÂMARA MUNICIPAL, DELIBERAÇÃO.
Referência Legislativa: CF/1988, art. 71
Jurisprudência do TCEMG: Auditoria de Conformidade 1031372/2017