TCJURIS - DECISÃO
Número: 1058883 Andamento processual
Natureza: REPRESENTAÇÃO
Relator: CONS. JOSÉ ALVES VIANA
Nome
DARIO FERREIRA MOTTA
INEZ LUZIA SANTOS
LUIZ ALBERTO SILVA MACHADO
Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Amparo
Data da sessão Colegiado Decisão Acórdão Data da publicação
10/03/2020 PRIMEIRA CÂMARA PROCEDÊNCIA DA DENÚNCIA/REPRESENTAÇÃO 07/04/2020
Ementa:

REPRESENTAÇÃO. PREFEITURA MUNICIPAL. TERMO DE COOPERAÇÃO CELEBRADO COM ENTIDADE PRIVADA. REALIZAÇÃO DE CAMPEONATOS DE FUTEBOL AMADOR. CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARBITRAGEM E FORNECIMENTO DE TROFÉUS. I. AUSÊNCIA DE PARCERIA OU MÚTUA COOPERAÇÃO. BURLA AO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO. AFRONTA AO DISPOSTO NO ARTIGO 37, INCISO XXI, DA CR/1988, E NO ARTIGO 2º DA LEI FEDERAL Nº 8666/93. IRREGULARIDADE. II. AUSÊNCIA DO CHAMAMENTO PÚBLICO PREVIAMENTE À CELEBRAÇÃO DO TERMO DE COOPERAÇÃO OU JUSTIFICATIVA PARA A OMISSÃO. INOBSERVÂNCIA AOS ARTIGOS 24 E 32 DA LEI 13.019/2014. IRREGULARIDADE. III. DANO AO ERÁRIO. OBJETO INTEGRALMENTE EXECUTADO. NÃO CARACTERIZAÇÃO. RESPONSABILIZAÇÃO DO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL E SIGNATÁRIO DO INSTRUMENTO. EXTINÇÃO DOS AUTOS COM RESOLUÇÃO DE MÉRITO. ARQUIVAMENTO. 1. A celebração de termo de cooperação, quando o objeto pactuado envolve a aquisição de bens e serviços e não parceria e mútua cooperação, caracteriza burla ao procedimento licitatório, em ofensa ao artigo 37, inciso XXI, da CR/88, e artigo 2º da Lei Federal nº 8.666/1993. 2. A assinatura do Termo de Cooperação não foi precedida de chamamento público, tampouco foi apresentada qualquer justificativa pelo gestor para a não realização do procedimento seletivo, em inobservância ao disposto nos artigos 24 e 32 da Lei 13.019/14. 3. Considerando que o objeto pactuado foi integralmente cumprido pela entidade, não restou caracterizado o dano ao erário.


Inteiro teor


Informações adicionais

Decisão:

ACORDAM os Exmos. Srs. Conselheiros da Primeira Câmara, por unanimidade, diante das razões expendidas no voto do Relator, em: julgar irregulares os apontamentos apresentados pela representante, relativas ao Termo de Cooperação nº 001/2018, celebrado entre o Município de Bom Jesus do Amparo e a União dos Clubes Recreativos de Esporte e Lazer ¿ UCREA[...]


Indexação:

REPRESENTAÇÃO, VEREADOR, MUNICÍPIO, BOM JESUS DO AMPARO, IRREGULARIDADE, CELEBRAÇÃO, TERMO DE COOPERAÇÃO, PREFEITURA MUNICIPAL, ORGANIZAÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, CLUBE, ESPORTE AMADOR, OBJETIVO, MANUTENÇÃO, ATIVIDADE ESPORTIVA, CONTRATAÇÃO, PROJETO, AQUISIÇÃO, BENS, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ARBITRAGEM, FORNECIMENTO, TROFÉU. ILEGALIDADE, CONTRATAÇÃO, PROJETO. AUSÊNCIA, CHAMAMENTO PÚBLICO. VIOLAÇÃO, PROCEDIMENTO, CELEBRAÇÃO, TERMO DE COOPERAÇÃO. DESCABIMENTO, CONTRATAÇÃO, OBJETO, NECESSIDADE, LICITAÇÃO,AQUISIÇÃO, BENS, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. AUSÊNCIA, DANOS, FAZENDA PÚBLICA. MULTA, PREFEITO.