TCJURIS - DECISÃO
Número: 1012313 Andamento processual
Natureza: EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO
Relator: CONS. GILBERTO DINIZ
Nome
LUIZ PEREIRA RODRIGUES
Serviço autônomo de Água e Esgoto
Data da sessão Colegiado Decisão Acórdão Data da publicação
14/12/2017 SEGUNDA CÂMARA ARQUIVAMENTO 08/03/2018
Ementa:

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO. AUTARQUIA MUNICIPAL. PROVIMENTO DE CARGOS. IRREGULARIDADES. SANEAMENTO. PUBLICAÇÃO DAS RETIFICAÇÕES NOS TERMOS DA SÚMULA Nº 116 DESTE TRIBUNAL. RECOMENDAÇÃO. 1. A publicidade dos atos referentes ao concurso público é obrigatória por se referir a requisito de eficácia do ato administrativo, além de permitir a maior participação de interessados. 2. A publicação de retificação feita em edital de concurso público deve observar, na íntegra, o disposto na Súmula n. 116 do TCE/MG, visando a dar pleno atendimento ao princípio da publicidade insculpido no caput do art. 37 da Constituição da República. 3. A aplicação de multa ao gestor, pela inobservância da Súmula n. 116 do TCE/MG, pode ser afastada quando ficar demonstrado que foi garantido o acesso à informação, veiculada na retificação ao edital, a todos os interessados e que não houve maiores prejuízos à ampla participação no certame.


Inteiro teor


Informações adicionais

Decisão:

ACORDAM OS EXMOS. SRS. CONSELHEIROS DA SEGUNDA CÂMARA, POR UNANIMIDADE, NA CONFORMIDADE DA ATA DE JULGAMENTO E DIANTE DAS RAZÕES EXPENDIDAS NO VOTO DO RELATOR, EM: I) DETERMINAR O ARQUIVAMENTO DOS AUTOS, COM FULCRO NAS DISPOSIÇÕES REGIMENTAIS EM VIGOR, TENDO EM VISTA A COMPROVAÇÃO DO SANEAMENTO DAS IRREGULARIDADES INICIALMENTE APURADAS PELA UNIDADE TÉCNICA E PELO PARQUET DE CONTAS NO EXAME DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N. 001/2017, PROMOVIDO PELO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE GUANHÃES, E CONSIDERANDO, AINDA, O ESTÁGIO EM QUE SE ENCONTRA O CERTAME, NÃO HAVENDO SENTIDO PRÁTICO EM DELONGAR O DESLINDE DO PROCESSO; II) REGISTRAR QUE DEIXOU-SE DE RESPONSABILIZAR O GESTOR RESPONSÁVEL PELO CERTAME, PELA AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DA ERRATA N. 4, NOS TERMOS DA SÚMULA N. 116 DESTA CORTE, PORQUANTO FOI VERIFICADO QUE FOI GARANTIDA A POSSIBILIDADE DE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DO CONCURSO A TODOS OS INTERESSADOS, POR INTERMÉDIO DA DIVULGAÇÃO DO EDITAL E DAS RESPECTIVAS RETIFICAÇÕES NO SITE DA ENTIDADE ORGANIZADORA DO CERTAME.


Indexação:

EDITAL, CONCURSO PÚBLICO, PROVIMENTO, CARGO, QUADRO DE PESSOAL, SAAE, GUANHÃES. IRREGULARIDADE, PUBLICAÇÃO, ERRATA. ALTERAÇÃO, CARGO TÉCNICO, PRODUÇÃO, PROJETO, OBRA, CARGO, ENGENHEIRO. PUBLICAÇÃO, RETIFICAÇÃO, EDITAL.


Jurisprudência do TCEMG:

SÚMULA N. 116